Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aluações

04
Fev21

Aluação 2 – Ídolos

Aluado

rocket.jpg

Ronnie O'sullivan -Snooker

Rocket, O Escolhido, o melhor de todos os tempos. Alguns dos nomes que o definem e que os fãs gostam de utilizar. Gosto de snooker e especialmente de ver o Rocket jogar. Para os que não sabem, Rocket vem da velocidade com que joga, sendo por vezes tão rápido que obriga o juiz a correr de volta da mesa para recolocar as bolas vermelhas…

Dizem os experts no assunto, que no pico da sua concentração durante um jogo consegue prever até doze jogadas, ou seja, na sua mente enquanto joga uma bola, tem mais onze tacadas e todo o trabalho de posicionamento de bolas que tornam isso possível planeado e estruturado mentalmente. De facto, é um predestinado e é um privilégio vê lo jogar. Alem do jogo e do jogador, fascina-se o ser, o homem, talvez mais que o jogador lendário.

Aos 17 anos perdeu temporariamente o pai, preso por homicídio, tornou se o pilar da família. Com o peso da responsabilidade e da fama refugiou se no álcool de drogas. Com tudo isto o seu jogo tornou se inconstante, por vezes fraco e mau, mas genial e surpreendente muitas vezes. Levando a comportamentos que são pouco comuns á volta de uma mesa de snooker. Nunca deixou de jogar e mais tarde reabilitou-se para voltar a jogar e a ser o jogador que todos esperavam.

Mas o que me fascina é ver que durante um jogo, toda a sua história de vida passa pela sua cabeça. Ele joga por prazer, pelo prazer de se desafiar a si próprio, como se de uma dança com a sua mente se tratasse. Torna-se imbatível quando consegue ter o equilíbrio mental, que toda a sua vida procurou, e aplica-lo na mesa, nas bolas e nos tacos. Não interessa quem é o seu opositor, interessa o que sente e o equilíbrio que tem cada tacada, cada bola. É isso que me fascina nele. Alguém que toda a sua vida procura um equilíbrio pessoal que o permite desenvolver a sua paixão. De certa forma é um exemplo de superação para as pessoas com doenças mentais. Tem tudo ao seu dispor, talento puro, predestinado, mas para colocar isso na mesa teve de domar e ultrapassar todas as suas ansiedades e medos. É isto que me fascina nele. A capacidade de superação de si próprio e é isso que observo quando o vejo um jogo dele.

Obrigado Rocket

O Aluado

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub